NOVO VÍDEO MANIFESTO DO PROGRAMA SANTA PLURAL
Em novembro, lançamos o novo vídeo-manifesto do Programa Santa Plural, com a participação de alunos, familiares, educadores, membros da Associação Santa Plural e da escola, além de dois ex-alunos muito especiais declarando seu apoio a essa iniciativa tão importante.
Vai lá assistir na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=NWfkIScNqus
Dia de Doar - apoie você também o Santa Plural!
Vamos juntos construir um Santa, e uma sociedade, mais diversa e inclusiva!
A Associação Santa Plural, com apoio do Colégio, promoveu uma campanha para o Dia de Doar, 28 de novembro, convidando toda a comunidade a se engajar no propósito de garantir a sustentabilidade financeira e, portanto, a perenidade do Programa Santa Plural.
Usamos nossos canais de comunicação para incentivar doações que viabilizam as bolsas de estudo dos alunos negros e indígenas que entram por meio das vagas reservadas e não tem condição de arcar com as mensalidades.
Nossa meta é chegarmos a 500 doadores recorrentes!
Você já se cadastrou? Qualquer valor é bem-vindo.
Participe e acompanhe nosso canal no instagram para ver o resultado da campanha!
É só clicar e cadastrar sua doação mensal em https://santaplural.colabore.org/doeja/single_step
NOSSO CONTEÚDO MAIS CURTIDO
O post mais curtido foi no Dia de Doar, 28/11, com o testemunho do nosso ex-aluno Luciano Huck convidando todas as pessoas a apoiarem o Programa Santa Plural.
Vai lá ver!
Siga a gente em @programasantaplural para ficar por dentro.
O QUE ESTÁ ROLANDO?
Encontro com Sarah Carolinna
"Para além de vestir, alimentar e afins, quais são os valores inegociáveis na criação de nossas crianças?"
Esse foi um dos questionamentos feitos pela educadora Sarah Carolinna, especialista em parentalidade antirracista, durante o encontro promovido pela Associação Santa Plural com a comunidade dia 23/10.
A conversa com a educadora nos mostrou como uma educação antirracista é um ato de consciência e foi uma oportunidade incrível para trocas abertas e potentes, nas quais discutimos por que escolher uma educação antirracista, quais são seus pilares e como começar, respeitando os estágios de desenvolvimento das crianças em cada faixa etária.
Pizzada dos formandos do 3 ano do Ensino Médio!
Já é tradição a Associação Santa Plural, com apoio de familiares dos alunos do 3o ano do Ensino Médio, organizar uma pizzada de celebração e de convite para que, juntas, as famílias dos alunos e alunas que se despedem do Colégio apoiem um bolsista do Programa Santa Plural.
O encontro reuniu mais de 170 pessoas, com show da Banda Adenes e muita animação.
Doando R$160 por mês, um grupo de 35 formandos garantem 1 bolsa de estudos do Programa Santa Plural!
Seu filho ou filha se formou nesta turma? Ainda dá tempo de apoiar a transformação promovida pelo Programa Santa Plural em https://santaplural.colabore.org/doeja/single_step
Selecione a “turma 2023” na hora de doar para que possamos contabilizar a meta!
ACONTECEU E NÃO FOI LEGAL
Era uma tarde de sábado na praça e um grupo de crianças pequenas chega para brincar.
Estão em dúvida entre o parquinho ou o tanque de areia. Então, a Rosa estende a mão e chama pela Carol:
-
Eu trouxe meu baldinho, vamos fazer um castelo na areia?
A Carol olha para Rosa, pro parque de areia e de novo para Rosa e para sua mão estendida em convite e diz:
-
Eu vou com você mas não vou pegar na sua mão porque é suja.
Uma das mães que estava por perto e presenciou a cena chamou a Carol para refletir:
-
Carol, por que você acha que a mão da Rosa está suja? Vamos olhar juntas? Veja, não tem nenhuma sujeira, existem vários tons de pele diferentes e eles nada têm a ver com sujeira.
Uma cena como essa nos leva a refletir sobre qual o melhor caminho a tomar quando vemos nossos filhos ou outras crianças em situações semelhantes.
É importante conversar com as crianças, mesmo as bem pequenas, respeitando o estágio de desenvolvimento de cada idade, sobre as questões de raça.
Aos quatro anos de idade as crianças "já passaram por processos de subjetivação que as levaram a concepções já tão arraigadas no imaginário social sobre o branco e o negro e consequentemente sobre as positividades e negatividades atribuídas a um e outro grupo racial"*.
Por isso, a educação antirracista em casa e na escola é tão importante. A vivência em diversidade e um currículo pautado em referências negras e dos povos originários são fundamentais para ensinar a compreensão das diferenças e o respeito à pluralidade da nossa sociedade.
Vem com a gente, continue acompanhando nossas newsletters e outros canais de comunicação, vamos juntos aprender a ver e agir diferente!
*De Anete Abramowicz em 'Educação e Raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas'. Editora Autêntica, 2010.
CONSTRUINDO IGUALDADE
SANTA PLURAL NO FÓRUM BRASIL DIVERSO 2023
Organizado pela Revista RAÇA e a Fundação Dom Cabral ("FDC") nos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Unique em SP, o Fórum Brasil Diverso reuniu especialistas e lideranças empresariais, públicas e sociais para discutir as perspectivas do ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance) para acelerar a inclusão racial nas empresas.
Na Sala Educação, cuja curadora foi a FDC, especialistas e atores do ecossistema promoveram uma rica troca de experiências e debates sobre o papel das escolas e da educação na pauta racial no Brasil.
A Associação Santa Plural, representada por uma de suas diretoras, Nicole Carnizelo, participou do painel “Trainees do futuro – as carreiras que se iniciam na educação básica antirracista”, com a professora Yone Maria Gonzaga, CEO Founded da Gonzaga Consultoria, e Fabio Conceição, gerente do Núcleo de Diversidade da Bahema Educação. O encontro contou com a mediação de Kaká Rodrigues, Co-fundadora Div.A.
A PLURALIDADE NA ESCOLA
Palavra falada e palavra escrita: literatura indígena brasileira
A Biblioteca Padre Chabornneau promoveu um encontro de formação que aconteceu no Teatro do Colégio com a antropóloga Betty Mindlin e o escritor tapuia Kaká Werá.
Mediado pela coordenadora pedagógica Sandra Medrano, os autores discutiram sobre literatura indigena, a importância para os povos originários dos registros literários, vieses que levam pessoas a endereçarem os povos indígenas como algo único sem considerar a diversidade de etnias, entre muitos outros temas sobre a relevância dessa literatura como tessitura da visão de mundo e do imaginário indígena.
Antes do encontro, Kaká Werá ainda teve um momento de convivência e troca com os alunos do 3o ano do EF1, que puderam ouvir o autor narrando histórias e contando sobre a infância em sua aldeia. Os estudantes também puderam conhecer cantos e ritos da cultura de alguns povos originários.
Assistam o encontro na íntegra no link: https://www.youtube.com/watch?v=mqL51PnEugk
Dia da Consciência Negra
Você sabia que o Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi dos Palmares?
Em 2011, foi promulgada a Lei n. 12.519/2011, que institui o dia 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em memória à morte do líder negro nesse dia em 1695.
O movimento negro comemorou agora em 29/11/2023 a aprovação de um novo Projeto de Lei na Câmara que declara a data feriado nacional.
Para além da razão histórica, é uma data que nos faz refletir sobre o passado racial do Brasil e a importância de cada vez mais construirmos uma sociedade mais antirracista, justa e igualitária.
Eu Acredito
"Eu acredito que imaginar um futuro que não existe é a ferramenta mais poderosa para mudar o futuro. Se a gente consegue imaginar, a gente consegue mudar."
Flavia Garcia, mãe de aluna e integrante do Grupo de Engajamento da Associação Santa Plural
Contribua com a nossa newsletter! Você pode mandar ideias no email:
santaplural@santaplural.org.br
Conheca nosso site e assista o vídeo manifesto do Programa
Siga nosso perfil no Insta: @programasantaplural
Apoie o Programa em santaplural.colabore.org/doeja/single_step