TUDO TEM UM COMEÇO
Em maio 2020 um grupo de pais e ex-alunos se organizou para discutir o tema da diversidade racial. Após meses de trabalho em parceria com educadores, direção e especialistas no tema, foi lançado o Programa Santa Plural, com a reserva de vagas para alunos negros e indígenas, pagantes e bolsistas, entre seus pilares.
Com o intuito de viabilizar as bolsas do Programa Santa Plural, foi criada também a Associação Santa Plural - Fundo de Bolsas para o Colégio Santa Cruz.
QUEM É QUEM NA ASSOCIAÇÃO
Formada por pais e ex-alunos, todos voluntários, comprometidos com o Programa Santa Plural de ampliação de diversidade racial do Colégio Santa Cruz.
Conheça nossas diretoras:
Adriana Tuono | Ex-aluna, mãe do Antonio, da Nina e da Julia, ex-coordenadora do SAN, hoje responsável pelo Projeto Meninas em Campo. Como diretora, apoia questões administrativas, a interação com a escola no pilar de acolhimento e a comunicação da Associação.
Luisa Ferreira | Ex-aluna, mãe da Isabel e da Martina, advogada criminalista. Como diretora, apoia questões administrativas, jurídicas, gestão de parceiros e na interação com os representantes de sala da comunidade.
Nicole Carnizelo | Mãe do Tiago e do Henrique, diretora de novos negócios na Yunus Corporate Innovation, ocupou posição no Conselho da Associação. Como diretora, seu foco é na gestão de processos e parceiros, captação de recursos, estratégia de comunicação e a interação com a escola nos pilares de acolhimento e comunidade.
O QUE ESTÁ ROLANDO?
Chegou a hora de encontrar novos alunos
Estamos felizes em anunciar que foi publicado em 31/05 o Edital 2023 para ingresso de novos alunos no G4 da educação Infantil, com 22 vagas reservadas para alunos negros e indígenas, pagantes e bolsistas. Acompanhe nossas redes para acessar o documento e participe da live que faremos com a Direção do Colégio para tirar dúvidas – detalhes no Instagram @programasantaplural. Mais informações sobre o edital aqui
Aprendendo com a escola
As trilhas de formação de professores seguem a todo vapor, vale muito à pena assistir a aula da Professora Nilma Gomes sobre "O papel da escola na construção da igualdade racial": assista aqui.
Como apoiar o programa
Você pode apoiar essa transformação fazendo sua doação no site do Santa Plural clicando aqui.
Siga o @programa santaplural
e acompanhe de perto o programa, seus materiais de letramento, dicas culturais e mais.
NOSSO CONTEÚDO MAIS CURTIDO
ACONTECEU E NÃO É LEGAL!
Uma fila de adultos na saída da escola. Uma educadora com microfone na mão pergunta o nome, a sala e chama as crianças. Uma mulher negra, como muitas outras na fila, se aproxima e a educadora pergunta:
– Você é babá de quem?
– De ninguém, responde a mãe, vim buscar minha filha.
Segundos de constrangimento, um pedido de desculpas e um chamado no microfone. A fila anda, a mãe encontra a filha, vão juntas para casa de mãos dadas. A mãe, depois de um suspiro, decide esquecer, é só mais uma vez que a confundem. A educadora, também negra, fica aliviada por poder se ocupar com o resto da fila e tenta esquecer rápido do desconforto que causou pensando quantas vezes ela também não viveu algo parecido.
E você, já passou por algo parecido?
Já pediu algo a uma pessoa negra num restaurante, café ou loja pensando ser um ou uma atendente quando, na verdade, não era? Para quem fala é constrangedor, para quem escuta uma micro-agressão* das que se repetem inúmeras vezes.
Vem com a gente, continue acompanhando nossas newsletter e outros canais de comunicação, vamos juntos aprender a ver diferente!
*micro-agressões são mensagens verbais ou não-verbais, intencionais ou não, que insultam ou comunicam desprezo, negatividade, estereótipos e preconceitos, que acontecem cotidianamente nas relações interpessoais com pessoas de grupos vulnerabilizados, diminuindo sua auto-estima e confiança, impactando seu bem-estar e saúde mental e, ainda, comprometendo o seu senso de pertencimento à organização.
CONSTRUINDO IGUALDADE
"É através da educação que se formam indivíduos preconceituosos, racistas, sexistas, machistas, homofóbicos e misóginos. Só a educação pode desconstruir e reconstruir os monstros criados através dela. Mas a questão é saber que tipo de educação desenvolver no Brasil.
Certamente, não uma educação baseada num único modelo eurocêntrico que domina a educação tradicional dos jovens brasileiros, mas sim uma educação antirracista e multicultural que integra todas as raízes formadoras da sociedade brasileira, uma educação que integra a cultura de nossos ancestrais indígenas, africanos, europeus e asiáticos…. cada um que contribuiu com a construção do Brasil".
Quer saber mais? Assista na íntegra, no canal do colégio no YouTube, a aula do Professor Kabengele Munanga, que é parte das trilhas de formação dos educadores do Colégio em educação para equidade, diversidade e democracia.
A PLURALIDADE NA ESCOLA
Eu Acredito
“Eu acredito no potencial transformador das relações construídas e cultivadas no ambiente escolar. Por isso, reconheço a relevância do Programa Santa Plural, que tem como uma de suas missões de maior responsabilidade ajudar a pavimentar a estrada por onde crianças - brancas e negras - passarão e conviverão, com a certeza de que estamos contribuindo com a construção de uma sociedade na qual os futuros jovens negros, se julgados, o serão pelo seu caráter, pela sua competência ou pela sua inteligência, e não pela cor da sua pele.”
Valquiria Tonello, mãe do Guilherme, Conselheira da Associação Santa Plural participou desde o princípio da construção do programa
Confira um trecho da produção de alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental 1 sobre Brasil Afro no projeto de História e Geografia:
Parece que aos dez anos as crianças já entendem tudo! Bem diferente de como a história do descobrimento do Brasil era ensinada, não é mesmo?
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